"Excelências da Batina" - por Pe. Jaime Tovar Patrón
Pax et bonum!
Não resta dúvida de que os símbolos nos rodeiam por todas as partes: sinais, bandeiras, insígnias, uniformes... Um dos que mais influencia é o uniforme. Um policial, um guarda, não é sempre necessário que atue, detenha, dê multas, etc. Sua simples presença influi nos demais: conforta, dá segurança, irrita ou deixa nervoso, segundo sejam as intenções e a conduta dos cidadãos.
O sacerdote o é não só quando está no templo administrando os sacramentos, mas nas vinte e quatro horas do dia. O sacerdócio não é uma profissão, com um horário marcado; é uma vida, uma entrega total e sem reservas a Deus. O povo de Deus tem direito a que o sacerdote o auxilie. Isto é facilitado se podem reconhecer o sacerdote entre as demais pessoas, se este leva um sinal externo. Aquele que deseja trabalhar como sacerdote de Cristo deve poder ser identificado como tal para o benefício dos fieis e melhor desempenho de sua missão.
IV. Serve para preservar de muitos perigos
A quantas coisas se atreveriam os clérigos e religiosos se não fosse pelo hábito! Esta advertência, que era somente teórica quando a escrevia o exemplar religioso Pe. Eduardo F. Regatillo, S.I., é hoje uma terrível realidade.
A Igreja preservou sempre seus sacerdotes do vício de aparentar mais do que se é e da ostentação, dando-lhes um hábito singelo em que não cabem os luxos. A batina é de uma peça (desde o pescoço até os pés), de uma cor (preta) e de uma forma (saco). Os arminhos e ornamentos ricos se deixam para o templo, pois essas distinções não adornam a pessoa se não o ministro de Deus para que dê realce às cerimônias sagradas da Igreja.
- Tradução oficial brasileira:
Cân. 284 Os clérigos usem hábito eclesiástico conveniente, de acordo com as normas dadas pela Conferência dos Bispos e com os legítimos costumes locais.
- Convém recordar: muitos sacerdotes e religiosos mártires pagaram com seu sangue o ódio à fé e à Igreja desencadeado nas terríveis perseguições religiosas dos últimos séculos. Muitos foram assassinados simplesmente por vestirem a batina. O sacerdote que veste a batina é para todos um modelo de coerência com os ideais que professa, enquanto, ao mesmo tempo, honra o cargo que ocupa na sociedade cristã.
Há mais de três anos traduzi um interessante artigo sobre o uso da batina (que também pode se chamar sotaina). Trata-se de um texto de um sacerdote espanhol, Pe. Jaime Tovar Patrón.
Lembrando ontem desta tradução, achei por bem publicá-la no blog, depois de tê-la revisado, embora ela já esteja presente em muitos outros sites desde quando a publiquei em 2007.
Para quem não leu ainda, boa leitura!
(Dedico este texto ao meu confessor.)
Lembrando ontem desta tradução, achei por bem publicá-la no blog, depois de tê-la revisado, embora ela já esteja presente em muitos outros sites desde quando a publiquei em 2007.
Para quem não leu ainda, boa leitura!
(Dedico este texto ao meu confessor.)
Excelências da batina
Autor: Pe. Jaime Tovar Patrón
Esta breve coleção de textos nos recorda a importância do uniforme sacerdotal, a batina ou hábito talar. Valha outro tanto para o hábito religioso próprio das ordens e congregações. Em um mundo secularizado, da parte dos consagrados não há melhor testemunho cristão que a vestimenta sagrada nos sacerdotes e religiosos.
Sete excelências da batina
Pe. Jaime Tovar Patrón |
"Atente-se como o impacto da batina é grande ante a sociedade, que muitos regimes anticristãos a têm proibido expressamente. Isto nos deve dizer algo. Como é possível que agora, homens que se dizem da Igreja desprezem seu significado e se neguem a usá-la?"
Hoje em dia são poucas as ocasiões em que podemos admirar um sacerdote vestindo sua batina. O uso da batina, uma tradição que remonta a tempos antiquíssimos, tem sido esquecido e às vezes até desprezado na Igreja pós-conciliar. Porém isto não quer dizer que a batina perdeu sua utilidade, se não que a indisciplina e o relaxamento dos costumes entre o clero em geral é uma triste realidade.
A batina foi instituída pela Igreja pelo fim do século V com o propósito de dar aos seus sacerdotes um modo de vestir sério, simples e austero. Recolhendo, guardando esta tradição, o Código de Direito Canônico impõe o hábito eclesiástico a todos os sacerdotes.
Contra o ensinamento perene da Igreja está a opinião de círculos inimigos da Tradição que tratam de nos fazer acreditar que o hábito não faz o monge, que o sacerdócio se leva dentro, que o vestir é o de menos e que o sacerdote é o mesmo de batina ou à paisana.
Sem dúvida a experiência mostra o contrário, porque quando há mais de 1500 anos a Igreja decidiu legislar sobre este assunto foi porque era e continua sendo importante, já que ela não se preocupa com ninharias.
Em seguida expomos sete excelências da batina condensadas de um escrito do ilustre Pe. Jaime Tovar Patrón.
I. Recordação constante do sacerdote
Certamente que, uma vez recebida, a ordem sacerdotal não se esquece facilmente. Porém um lembrete nunca faz mal: algo visível, um símbolo constante, um despertador sem ruído, um sinal ou bandeira. Aquele que vai à paisana é um entre muitos, o que vai de batina, não. É um sacerdote e ele é o primeiro persuadido. Não pode permanecer neutro, o traje o denuncia. Ou se faz um mártir ou um traidor, se chega a tal ocasião. O que não pode é ficar no anonimato, como um qualquer. E logo quando tanto se fala de compromisso! Não há compromisso quando exteriormente nada diz do que se é. Quando se despreza o uniforme, se despreza a categoria ou classe que este representa.
II. Presença do sobrenatural no mundo
São João Bosco |
Uma batina sempre suscita algo nos que nos rodeiam. Desperta o sentido do sobrenatural. Não é preciso pregar, nem sequer abrir os lábios. Ao que está de bem com Deus dá ânimo, ao que tem a consciência pesada adverte, ao que vive longe de Deus suscita arrependimento.
As relações da alma com Deus não são exclusivas do templo. Muita, muitíssima gente não pisa na Igreja. Para estas pessoas, que melhor maneira de lhes levar a mensagem de Cristo do que lhes deixar ver um sacerdote consagrado vestindo sua batina? Os fieis têm lamentado a dessacralização e seus devastadores efeitos. Os modernistas clamam contra o suposto triunfalismo, tiram os hábitos, rechaçam a coroa pontifícia, as tradições de sempre e depois se queixam de seminários vazios, de falta de vocações. Apagam o fogo e se queixam de frio. Não há dúvidas: o "desbatinamento" ou "desembatinação" leva à dessacralização.
III. É de grande utilidade para os fieis
São José Maria Escrivá |
IV. Serve para preservar de muitos perigos
São Luís Orione |
Primeiro, foram coisas de pouca monta: entrar em bares, lugares de recreio, diversão, conviver com os seculares, porém pouco a pouco se tem ido cada vez mais além.
Os modernistas querem nos fazer crer que a batina é um obstáculo para que a mensagem de Cristo entre no mundo. Porém, suprimindo-a, desapareceram as credenciais e a própria mensagem. De tal modo que muitos já pensam que o primeiro que se deve salvar é o próprio sacerdote, que se despojou da batina supostamente para salvar os outros.
Deve-se reconhecer que a batina fortalece a vocação e diminui as ocasiões de pecar tanto para aquele que a veste como para aqueles que o rodeiam. Dos milhares que abandonaram o sacerdócio depois do Concílio Vaticano II, praticamente nenhum abandonou a batina no dia anterior ao de ir embora: tinham-no feito já muito antes.
V. Ajuda desinteressada aos demais
O povo cristão vê no sacerdote o homem de Deus, que não busca seu bem particular, mas o de seus paroquianos. O povo escancara as portas do coração para escutar o padre que é o mesmo para o pobre e para o poderoso. As portas das repartições, dos departamentos, dos escritórios, por mais altas que sejam, se abrem diante das batinas e dos hábitos religiosos. Quem nega a uma monja o pão que pede para seus pobres ou idosos? Tudo isto está tradicionalmente ligado a alguns hábitos. Este prestígio da batina se tem acumulado à base de tempo, de sacrifícios, de abnegação. E agora, desprendem-se dela como se se tratasse de um estorvo?
VI. Impõe a modéstia no vestir
São João Maria Vianney |
Porém, vestindo-se à paisana, a vaidade persegue o sacerdote como a qualquer mortal: as marcas, qualidades do pano, dos tecidos, cores, etc. Já não está todo coberto e justificado pelo humilde saial. Ao se colocar no nível do mundo, este o sacudirá, à mercê de seus gostos e caprichos. Haverá de ir com a moda e sua voz já não se deixará ouvir como a do que clamava no deserto coberto pela veste do profeta vestido com pêlos de camelo.
VII. Exemplo de obediência ao espírito e à legislação da Igreja
Como alguém que tem parte no Santo Sacerdócio de Cristo, o sacerdote deve ser um exemplo da humildade, da obediência e da abnegação do Salvador. A batina o ajuda a praticar a pobreza, a humildade no vestiário, a obediência à disciplina da Igreja e o desprezo das coisas do mundo. Vestindo a batina, dificilmente se esquecerá o sacerdote de seu importante papel e sua missão sagrada ou confundirá seu traje e sua vida com a do mundo.
Estas sete excelências da batina poderão ser aumentadas com outras que venham à tua mente, leitor. Porém, sejam quais forem, a batina sempre será o símbolo inconfundível do sacerdócio, porque assim a Igreja, em sua imensa sabedoria, o dispôs e tem dado maravilhosos frutos através dos séculos.
Notas:
- O autor: Padre Jaime Tovar Patrón, coronel capelão, ocupou importantes responsabilidades no Vicariato Castrense. Oriundo de Extremadura, Espanha, foi grande orador sacro. Autor do livro Los curas de la Cruzada, autêntica enciclopédia dos heróicos sacerdote que desenvolveram seu trabalho pastoral entre os combatentes da gloriosa Cruzada de 1936. É, ademais, uma história do sacerdócio castrense. Faleceu em janeiro de 2004.
- Código de Direito Canônico (1983): Livro II, I Parte, Título III, Capítulo III:
Can. 284 — Clerici decentem habitum ecclesiasticum, iuxta normas ab Episcoporum conferentia editas atque legitimas locorum consuetudines, deferant.
Can. 285 — § 1. Clerici ab iis omnibus, quæ statum suum dedecent, prorsus abstineant, iuxta iuris particularis præscripta.
§ 2. Ea quæ, licet non indecora, a clericali tamen statu aliena sunt, clerici vitent.
- Tradução oficial brasileira:
Cân. 284 Os clérigos usem hábito eclesiástico conveniente, de acordo com as normas dadas pela Conferência dos Bispos e com os legítimos costumes locais.
Cân. 285 § 1. Os clérigos se abstenham completamente de tudo o que não convém ao seu estado, de acordo com as prescrições do direito particular.
§ 2. Os clérigos evitem tudo o que, embora não inconveniente, é, no entanto, impróprio ao estado clerical.
[O Texto da Legislação Complementar ao Código de Direito Canônico emanada pela CNBB, quanto ao cân. 284, diz: Usem os clérigos um traje eclesiástico digno e simples, de preferência o "clergyman" ou "batina".
Entende-se, pelo Cân. 266 § 1, que se entra no estado clerical pela Ordenação Diaconal.]
[O Texto da Legislação Complementar ao Código de Direito Canônico emanada pela CNBB, quanto ao cân. 284, diz: Usem os clérigos um traje eclesiástico digno e simples, de preferência o "clergyman" ou "batina".
Entende-se, pelo Cân. 266 § 1, que se entra no estado clerical pela Ordenação Diaconal.]
- Convém recordar: muitos sacerdotes e religiosos mártires pagaram com seu sangue o ódio à fé e à Igreja desencadeado nas terríveis perseguições religiosas dos últimos séculos. Muitos foram assassinados simplesmente por vestirem a batina. O sacerdote que veste a batina é para todos um modelo de coerência com os ideais que professa, enquanto, ao mesmo tempo, honra o cargo que ocupa na sociedade cristã.
Se bem é certo que o hábito não faz o monge, também é certo que o monge veste hábito e o veste com honra. Que podemos pensar pensar do militar que despreza seu uniforme? O mesmo que do vigário que despreza sua batina!
Original em espanhol: http://es.catholic.net/temacontrovertido/331/1231/articulo.php?id=27446
Por Luís Augusto - membro da ARS
Original em espanhol: http://es.catholic.net/temacontrovertido/331/1231/articulo.php?id=27446
Por Luís Augusto - membro da ARS
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