Publicação da Instrução Universæ Ecclesiæ, sobre o motu proprio Summorum Pontificum - dia 13 de maio

ALLELUIA

A notícia surgiu e se espalhou como fogo! A esperada [há anos] Instrução sobre o Motu Proprio Summorum Pontificum, como quase perfeitamente "previu" o vaticanista Andrea Tornielli, será publicada muito em breve: exatamente no dia 13 de maio, sexta-feira! É o que diz um aviso aos jornalistas no site da Santa Sé (texto ao final).
Recordamos que desde as primeiras notícias mais concretas acerca da instrução, para este ano, foi feito um Apelo pedindo ao Santo Padre que este documento não fosse restritivo, piorando a situação de tantos e tantos fiéis [e pastores] que ainda permanecem à mercê de "leis" ilícitas, que ocultam ou deturpam o sentido do Motu Proprio e o desejo do Santo Padre, deixando a Forma Extraordinária do Rito Romano no último ou em nenhum lugar.
O Apelo conta, até há pouco, com 12.714 assinaturas. De fato, muito aquém do esperado. E se não foi mais assinado, temos a certeza de que não foi por falta de fiéis que tenham um apreço elevado pelas formas litúrgicas anteriores. Sabemo-lo bem.
A notícia, pois, já foi divulgada por The New Liturgical Movement, Rorate Cæli, WDTPRS, Salvem a Liturgia, Aliança Sacerdotal, Fratres in unum, Subsídios Litúrgicos e muitos outros. Sendo assim, apenas repetimos:


Na sexta-feira, 13 de maio de 2011, será anunciada pela Sala de Imprensa [da Santa Sé] a Instrução Universæ Ecclesiæ, da Pontifícia Comissão Ecclesia Dei, sobre a Carta Apostólica Motu Proprio data “Summorum Pontificum”, de S. S. Bento XVI. A instrução será publicada na edição da tarde de L’Osservatore Romano, datada de 14 de maio.



O texto da Instrução — em lingua latina, italiana, francesa, inglesa, alemã, espanhola e portuguesa, estará à disposição dos jornalistas credenciados a partir das 10 horas de sexta-feira, 13 de maio, com embargo até o meio dia. Com o texto da Instrução será fornecida também uma Nota redacional.


Por Luís Augusto - membro da ARS

Comentários

Mais acessadas no último mês

Rosário em Latim

Como deve ser o toque da sineta/carrilhão na Consagração?

Preces a São José para antes e depois da Santa Missa (para sacerdotes)

Batina - algumas perguntas e respostas

Instrumentos musicais - Quaresma - Tríduo Pascal