Sua Santidade, o Papa Francisco

Pax et bonum!


Somente agora encontrei um tempo para escrever algo acerca da eleição do Cardeal Jorge Mario Bergoglio para a Santa Sé de Pedro.
Pois bem, o Cristianismo recebeu, das mãos de Deus e dos cardeais da Santa Igreja Romana, o fundamento visível de sua unidade nesta terra: o 266º sucessor de Simão Pedro, príncipe dos apóstolos de nosso Senhor Jesus Cristo, bispo de Roma, Sumo Pontífice - o Papa Francisco. Isto se deu neste dia 13 de março, enquanto era noite na Itália.
Agradecemos ao Pai clementíssimo, rogamos por Sua Santidade e pelo exercício de seu pesado ministério, e ainda pedimos a graça de, pastor e ovelhas, convivermos em verdadeira e eficaz Unidade e Comunhão, na obediência às leis e mandamentos de Deus e no anúncio do Santo Evangelho.

Vídeo desde a fumaça branca até o Habemus Papam, a Saudação e a Bênção (13/03/13):


Vídeo da Missa em ação de graças, com os cardeais, na Capela Sistina (14/03/13):


A homilia desta Missa está disponível no site da Santa Sé. Alguns trechos interessantes da primeira homilia do Santo Padre:
Podemos caminhar o que quisermos, podemos edificar um monte de coisas, mas se não confessarmos Jesus Cristo, está errado. Tornar-nos-emos uma ONG sócio-caritativa, mas não a Igreja, Esposa do Senhor. (...) Quando não confessa Jesus Cristo, confessa o mundanismo do diabo, o mundanismo do demônio. (...)
Quando caminhamos sem a Cruz, edificamos sem a Cruz ou confessamos um Cristo sem Cruz, não somos discípulos do Senhor: somos mundanos, somos bispos, padres, cardeais, papas, mas não discípulos do Senhor.
Eu queria que, depois destes dias de graça, todos nós tivéssemos a coragem, sim a coragem, de caminhar na presença do Senhor, com a Cruz do Senhor; de edificar a Igreja sobre o sangue do Senhor, que é derramado na Cruz; e de confessar como nossa única glória Cristo Crucificado. E assim a Igreja vai para diante.

Das Preces das Laudes (Forma Extraordinária):

V. Orémus pro beatíssimo Papa nostro Francisco.
R. Dóminus consérvet eum, et vivíficet eum,
et beátum fáciat eum in terra,
et non tradat eum in ánimam inimicórum eius.


V. Oremos pelo nosso beatíssimo Papa Francisco.
R. Que o Senhor o conserve e vivifique, 
que o faça feliz na terra 
e não o entregue nas mãos dos seus inimigos.

Deus abençoe o papa Francisco.

Por Luís Augusto - membro da ARS

Comentários

Mais acessadas no último mês

Rosário em Latim

Como fazer a denudação do altar na Quinta-feira Santa (Forma Ordinária)

Ofício de Tenebrae (Trevas) na Forma Extraordinária do Rito Romano

Como deve ser o toque da sineta/carrilhão na Consagração?

Precônio Pascal - partitura e áudio (Portugal)