O sangue dos mártires no Nordeste - Os bem-avenurados de Cunhaú e Uruaçu

Pax et bonum!


Hoje, 03 de outubro, em nossa pátria, comemora-se a memória obrigatória dos Bem-aventurados Mártires de Cunhaú e Uruaçu, duas localidades do Estado do Rio Grande do Norte, no município de São Gonçalo do Amarante, não muito distantes da capital, Natal.
Durante as invasões holandesas no nordeste do Brasil, no séc. XVII, surgem gloriosos,embora cruéis, os dois episódios de martírio que levaram 30 almas à beatificação, mas cerca de 150 para a glória do Céu.
Destas 30 almas, sobressaem os nomes do Pe. André de Soveral, Pe. Ambrósio Francisco Ferro e Mateus Moreira.
Os massacres, pela mão dos índios potiguares e dos holandeses calvinistas, aconteceram nos dias 16/07 (na Capela de Nossa Senhora das Candeias, no Engenho de Cunhaú) e 03/10 (num porto de Uruaçu) de 1645. Portanto, completam-se neste ano, e hoje particularmente, 368 anos que o solo nordestino foi regado pelo sangue das testemunhas fiéis a Cristo, à Igreja, ao Papa, ao Rei e à Pátria. Os 30 heróis da fé foram beatificados no dia 05/05/2000, pelo Beato João Paulo II.
A memória obrigatória no Brasil foi marcada para o dia 03/10. No Ordo de 2013 da Administração Apostólica Pessoal São João Maria Vianney, a festa foi posta no dia 01/10 (na Forma Extraordinária do Rito Romano, o dia 03/10 é a Festa de Santa Teresinha do Menino Jesus).
A sangrenta história deste homens e mulheres, cujo nascer se desconhece, mas cuja morte se louva, deveria ser de conhecimento obrigatório para os católicos brasileiros.
Recomendamos as leituras das seguintes páginas:

História do martírio:
http://permanencia.org.br/drupal/node/1331
http://www.catolicismo.com.br/materia/materia.cfm?IDmat=8C2D2A06-F015-8FF9-5B629B9BACD79838

Homilia do Beato João Paulo II na Missa de Beatificação:
http://www.vatican.va/holy_father/john_paul_ii/homilies/2000/documents/hf_jp-ii_hom_20000305_beatifications_po.html

Página oficial sobre os Bem-aventurados Mártires de Cunhaú e Uruaçu, no site da Arquidiocese de Natal:
http://www.arquidiocesedenatal.org.br/martires/martires.htm

Que o ardor da fé destes mártires ressuscite nos católicos brasileiros o desejo de viver fielmente o seguimento de Nosso Senhor Jesus Cristo!

ORAÇÃO PELA CANONIZAÇÃO DOS MÁRTIRES

Senhor Jesus Cristo, / o vosso sangue derramado na cruz / tornou-se a fonte sagrada / que regou o testemunho dos mártires brasileiros, / mortos pela fé, nos primórdios de nossa evangelização. / Fazei que os bem-aventurados / André de Soveral e Ambrósio Francisco Ferro, sacerdotes, / Mateus Moreira e os vinte e sete leigos, seus companheiros, / sejam reconhecidos como santos pela Igreja, / para vossa maior glória / e o fortalecimento de nossa fé. / Por sua intercessão, pedimos esta graça... / Por Cristo, nosso Senhor. Amém!

Por Luís Augusto - membro da ARS

Comentários

Mais acessadas no último mês

Rosário em Latim

Como fazer a denudação do altar na Quinta-feira Santa (Forma Ordinária)

Como deve ser o toque da sineta/carrilhão na Consagração?

Ofício de Tenebrae (Trevas) na Forma Extraordinária do Rito Romano

Precônio Pascal - partitura e áudio (Portugal)