Um mês inteiro com o rosário pelo fim da pandemia - Maio/2021
Salve Maria!
Ícone Salus populi romani, que foi levado na procissão organizada pelo Papa São Gregório Magno pedindo o fim de uma peste no ano de 590 em Roma |
Como muitos já viram noutros meios de comunicação, o Papa Francisco convocou a cristandade para a oração cotidiana do Terço durante todo o mês de maio de 2021 pelo fim da pandemia e pela retomada das atividades laborais e sociais.
O tema ou palavra de ordem e motivação para esta que já está sendo chamada de maratona do Rosário vem de At 12,5: "De toda a Igreja subia incessantemente a oração a Deus".
O Pontifício Conselho para a Nova Evangelização preparou um subsídio litúrgico-pastoral para a ocasião, que resumimos abaixo, inclusive indicando as orações e as intenções, que poderemos utilizar em nossas casas, grupos, associações, movimentos, capelas.
Em cada dia um Santuário Mariano transmitirá o momento de oração e cada dia tem uma intenção específica, que é declarada antes de cada um dos três momentos.
1. Cada dia pela manhã iniciará com uma lâmpada/vela sendo acesa diante de uma imagem da Virgem Maria, a recitação de Lc 18,1-8 e a oração Sub tuum praesidium (À vossa proteção).
À vossa proteção recorremos, santa Mãe de Deus; não desprezeis as nossas súplicas em nossas necessidades, mas livrai-nos sempre de todos os perigos, ó Virgem gloriosa e bendita.
2. O ápice do dia será a recitação do terço pelo fim da pandemia e pela intenção do dia. Além dele os santuários podem realizar outros exercícios piedosos. O terço há de terminar com a Salve Regina (Salve Rainha) e com a Ladainha. Depois faz-se a seguinte súplica:
À vossa proteção recorremos, Santa Mãe de Deus.
Na presente situação dramática, carregada de sofrimentos e de angústias que envolvem o mundo inteiro, recorremos a vós, Mãe de Deus e Mãe nossa, e buscamos refúgio sob a vossa proteção.
Ó Virgem Maria, volvei para nós os vossos olhos misericordiosos nesta pandemia do coronavírus, e confortai quantos estão perdidos e chorando por seus entes queridos mortos, sepultados às vezes de um modo que fere a alma.
Sustentai quantos estão angustiados pelas pessoas doentes, das quais, para impedir o contágio, não podem estar perto. Infundi confiança em quem está em ansiedade pelo futuro incerto e pelas consequências sobre a economia e sobre o trabalho.
Mãe de Deus e Mãe nossa, implorai para nós de Deus, Pai de misericórdia, que esta dura provação acabe e que retorne um horizonte de esperança e de paz. Como em Caná, intervinde junto ao vosso Filho Jesus, pedindo-lhe para confortar as famílias dos doentes e das vítimas e para abrir-lhes o coração à confiança.
Protegei os médicos, os enfermeiros, o pessoal da saúde, os voluntários que neste período de emergência estão na linha de frente e põem a própria vida em risco para salvar outras vidas. Acompanhai sua fadiga e dai-lhes força, bondade e saúde.
Ficai perto de todos que noite e dia assistem os doentes, dos sacerdotes e das pessoas consagradas que, com solicitude pastoral e empenho evangélico, procuram ajudar e sustentar a todos.
Virgem Santa, iluminai as mentes dos homens e das mulheres da ciência, para que encontrem justas soluções para vencer a doença.
3. No fim do dia será feita a saudação à Virgem Maria com a oração do Memorare (Lembrai-vos).
Lembrai-vos, ó piíssima Virgem Maria, que nunca se ouviu dizer que algum daqueles que recorreram à vossa proteção, imploraram vossa assistência, reclamaram vosso socorro, fosse por vós desamparado. Animado eu, pois, com igual confiança, a vós, Virgem entre todas singular, como a Mãe recorro; de vós me valho e, gemendo sob o peso de meus pecados, me prostro aos vossos pés. Não desprezeis as minhas súplicas, ó Mãe do Filho de Deus humanado, mas dignai-vos de as ouvir propícia e de me alcançar o que vos rogo. Amém.
Abaixo segue a lista de intenções particulares para cada dia do mês:
1 - Pelos defuntos
2 - Por aqueles que não puderam despedir-se dos entes queridos
3 - Pelos contagiados e doentes
4 - Pelas mulheres grávidas e pelos nascituros
5 - Pelas crianças e os adolescentes
6 - Pelos jovens
7 - Pelas famílias
8 - Pelos trabalhadores da comunicação
9 - Pelos idosos
10 - Pelas pessoas com deficiência
11 - Pelos pobres, os sem-teto e as pessoas em dificuldade econômica
12 - Pelos que estão na solidão e os que perderam a esperança
13 - Pelos encarcerados
14 - Pelos cientistas e os institutos de pesquisa médica
15 - Pelos migrantes
16 - Pelas vítimas da violência e do tráfico humano
17 - Pelos responsáveis pelas nações e os organismos internacionais
18 - Pelos médicos e os enfermeiros
19 - Pelos povos em guerra e pela paz no mundo
20 - Pelos farmacêuticos e os profissionais da saúde
21 - Pelos trabalhadores sócio-assistenciais
22 - Pelos voluntários
23 - Pelas forças da ordem, os militares e os bombeiros
24 - Pelos que garantem os serviços essenciais
25 - Pelos professores, os estudantes e os educadores
26 - Pelos trabalhadores e os empreendedores
27 - Pelos desempregados
28 - Pelo papa, os bispos, os presbíteros, os diáconos
29 - Pelas pessoas consagradas
30 - Pela Igreja
31 - Pelo fim da pandemia e a retomada da vida social e laboral
Como bons cristãos, atendamos ao chamado do Santo Padre, divulguemos estas motivações, orações e intenções. Sejamos criativos, usemos as mídias, os canais digitais, as redes sociais, os grupos e, sobretudo, rezemos como rezava e sempre rezou a Igreja durante os tempos de pestes e calamidades, com humildade, contrição e suma confiança em Deus todo-poderoso. Tenhamos a Virgem e São José como sustento durante todo este mês de maio.
Comentários
Postar um comentário
Olá.
Os comentários sempre passam por moderação.
Portanto, seja honesto, sincero e educado. Discordar e debater é algo sadio e normal quando a caridade guia a busca pela verdade.
Sejam todos bem-vindos!