Cardeal do Culto Divino celebra Missa Pontifical em Rito Gregoriano no Altar Papal da Basílica do Latrão

Terça-feira, dia 21 de abril, o Card. Antonio Cañizares Llovera, Prefeito da Congregação do Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos, celebrou Solene Missa Pontifical no antigo e venerável Rito dos papas Dâmaso e Gregório que constitui hoje a Forma Extraordinária do Rito Romano, na Catedral do Papa, a Arquibasílica de São João do Latrão.

Só quem conheceu as dificuldades e os preconceitos na aplicação do Motu Proprio Ecclesia Dei até mesmo em Roma, pode entender a grandeza simbólica deste fato.

Não foi um monsenhor da Ecclesia Dei a celebrar, nem mesmo o seu Presidente, nem mesmo o generoso Prefeito da Congregação para os Religiosos, foi simplesmente o Prefeito da Congregação do Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos a recordar a todos que o Rito Romano, segundo a legislação universal da Igreja, não se resume a uma única forma, possui duas formas (Motu Proprio Summorum Pontificum, art. 1) da mesma maneira que o Rito Bizantino possui três: a “liturgia de São João Crisóstomo” (forma ordinária), a de “São Basílio”( forma extraordinário) e a dos Pré-santificados (forma excepcional).

Portanto, o Rito Gregoriano, não é coisa de “istas” ou nostálgicos, diz respeito a todos os católicos e como já dizia o Papa Bento XVI na Carta aos Bispos que acompanhou o Motu Proprio Summorum Pontificum e como agora muitos, com surpresa estão verificando, "também pessoas jovens descobrem esta forma litúrgica e sentem-se atraídas por ela e nela encontram uma forma, que lhes resulta particularmente apropriada, de encontro com o Mistério da Santíssima Eucaristia". E dizia ainda o Santo Padre na Carta aos Bispos: "Aquilo que para as gerações anteriores era sagrado, permanece sagrado e grande também para nós, e não pode ser de improviso totalmente proibido ou mesmo prejudicial. Faz-nos bem a todos conservar as riquezas que foram crescendo na fé e na oração da Igreja, dando-lhes o justo lugar".

Obrigado Santidade!

Obrigado Card. Cañizares!

Fotos:




Fontes: Subsídios Litúrgicos

Comentários

Mais acessadas no último mês

Rosário em Latim

Como deve ser o toque da sineta/carrilhão na Consagração?

Ofício de Tenebrae (Trevas) na Forma Extraordinária do Rito Romano

Como fazer a denudação do altar na Quinta-feira Santa (Forma Ordinária)

Precônio Pascal - partitura e áudio (Portugal)