Órgão é abençoado e inaugurado na Matriz do Amparo em Teresina

Pax et bonum!

Ontem, dia 17 de novembro, 23° Domingo depois de Pentecostes e 33° Domingo do Tempo Comum, foi abençoado e inaugurado um órgão eletrônico recentemente adquirido pela Igreja de Nossa Senhora do Amparo.
O pároco, Revmo. Pe. José de Pinho Borges Filho, procedeu com a bênção conforme o Ritual Romano. Isto se deu por volta de 8h30, antes da Missa principal, às 9h.
Na ocasião, a Professora Maria Yêda Caddah, membro respeitável da história musical da Matriz do Amparo, executou uma peça musical.

O órgão


O instrumento referido é um exemplar do modelo D2 Classic, da marca brasileira Tokai, que afirma ser a maior fabricante de órgãos eletrônicos da América Latina, com mais de 40 anos de experiência.
A versão Classic é uma edição mais simples do modelo D2, mencionado pelo fator custo benefício em alguns sites de lojas de instrumentos musicais.
O modelo, que pode ser encontrado em lojas na internet por menos de R$ 4.000,00, não é vendido como "órgão litúrgico", mas é possível configurar os registros para soar de modo semelhante a órgãos mais estritamente litúrgicos. Enfim, não deixa de ser um passo louvável num caminho que deveria, preferencialmente, ser trilhado por todas as paróquias. Quantas paróquias hoje não gastam muito mais numa multiplicidade de instrumentos cujas características de natureza e execução destoam dos caracteres esperados da genuína música litúrgica?
Abaixo um exemplo do toque do modelo D2, com registros configurados para soar como órgão de tubos:



Dedicaremos em breve uma postagem ao órgão de tubos enquanto "instrumento da música sacra por excelência", como disse São João Paulo II em 2001, e falaremos mais do órgão em geral, abrangendo os modelos eletrônicos, citando fabricantes e modelos, e os modelos virtuais.

Comentários

Mais acessadas no último mês

Rosário em Latim

Como deve ser o toque da sineta/carrilhão na Consagração?

Preces a São José para antes e depois da Santa Missa (para sacerdotes)

Batina - algumas perguntas e respostas

Instrumentos musicais - Quaresma - Tríduo Pascal