Um "Glória" português...

Pax et bonum!

Hoje à tarde recordei-me da campanha do Salvem a Liturgia pelo fim do "Glória Pirata", título que também enquadra um texto, já usado com várias melodias, comumente chamado de "Glória da CNBB" (sic), que possui 5 estrofes (Glória a Deus nos altos céus... Deus e Pai, nós vos louvamos... Senhor nosso Jesus Cristo... Vós que estais junto do Pai... Vós somente sois o santo...).
Procurando conhecer um pouco das composições dos irmãos lusitanos, encontrei um Glória. O texto altera a parte "e paz na terra aos homens de boa vontade" (seria o literal) ou "e paz na terra aos homens por ele amados" (texto do Missal do Brasil) e utiliza um refrão (o que vai contra a composição pura e original do Glória), mas tem uma melodia bela e é tocado em uníssono (exceto por este refrão), acompanhado por um órgão. Todo o resto da letra segue o Missal.
É possível ver ainda o sacerdote de casula romana e o símbolo do canal TVI transmitindo "em directo" (ao vivo). Não sei qual a Igreja e nem qual a localidade de Portugal.
A composição é do Pe. António Azevedo de Oliveira.



Por Luís Augusto - membro da ARS

Comentários

Mais acessadas no último mês

Rosário em Latim

Como deve ser o toque da sineta/carrilhão na Consagração?

Preces a São José para antes e depois da Santa Missa (para sacerdotes)

Batina - algumas perguntas e respostas

Instrumentos musicais - Quaresma - Tríduo Pascal