D. Jacinto, Arcebispo de Teresina, recebe o Sagrado Pálio

Pax et bonum!

Hoje, dia 29 de junho, a Igreja comemora a Solenidade dos Apóstolos São Pedro e São Paulo. No Brasil, a solenidade passa para o domingo seguinte (neste ano no dia 01/07).
Nosso Arcebispo metropolitano, D. Jacinto Furtado de Brito Sobrinho, com outros 43 arcebispos, recebeu o Sagrado Pálio das mãos do Santo Padre, o Papa Bento XVI, na Missa celebrada às 9h (horário de Roma) desta quinta-feira.
Para compreender mais sobre o significado desta insígnia, fizemos uma postagem há algum tempo.
O ótimo site Fotografia Felici já publicou as fotos da Sagrada Liturgia. Algumas, nas quais nosso Arcebispo está mais visível estão postas abaixo.
Viva São Pedro! Viva São Paulo! Viva o Santo Padre! Viva D. Jacinto!
Que a Igreja de Teresina, sob o governo pastoral de D. Jacinto, ame o Santo Padre e com ele permaneça em comunhão efetiva e afetiva! Amém.
Uma passagem do Diretório para o Ministério Pastoral dos Bispos (n. 14) faz muito bem em ser recordada hoje:

Como consequência da sua consagração episcopal, da comunhão hierárquica e da sua pertença ao Colégio Episcopal, e como sinal de união com Jesus Cristo, o Bispo terá na maior conta e sustento de alma a comunhão de caridade e de obediência com o Pontífice Romano, fazendo suas as intenções, as iniciativas, as alegrias e as preocupações do Papa, e incrementando igualmente nos fiéis os mesmos sentimentos filiais.

Cumpra fielmente o Bispo as instruções da Santa Sé e dos vários Dicastérios da Cúria Romana que ajudam o Pontífice Romano na sua missão de serviço prestado às Igrejas particulares e aos seus Pastores. Procure, além disso, que os documentos da Santa Sé cheguem rigorosamente ao conhecimento dos sacerdotes ou, consoante os casos, de todo o povo, explicando a propósito o seu conteúdo para o tornar acessível a todos.


D. Jacinto, 32º da lista
D. Jacinto no centro ao fundo
D. Jacinto descendo do altar
O 2º da direita para a esquerda
Ao centro




Archiepiscopus Teresianus, cum Petro et sub Petro





Ao centro
 






Ao centro
1º da direita para a esquerda

Por Luís Augusto - membro da ARS

Comentários

Mais acessadas no último mês

Rosário em Latim

Como fazer a denudação do altar na Quinta-feira Santa (Forma Ordinária)

Como deve ser o toque da sineta/carrilhão na Consagração?

Ofício de Tenebrae (Trevas) na Forma Extraordinária do Rito Romano

Precônio Pascal - partitura e áudio (Portugal)