Celebre-se o Ano de São José (2020-2021)

Salve Maria!

Na bela Solenidade de ontem, a saber, a Imaculada Conceição da Bem-aventurada Virgem Maria, o Santo Padre, o Papa Francisco, publicou a Carta Apostólica PATRIS CORDE, por ocasião dos 150 anos da declaração de São José como Padroeiro Universal da Igreja.

O papa diz que, pela Carta, deseja refletir sobre a extraordinária figura do esposo da Virgem Maria.

Depois das reflexões bastante oportunas sobre o ínclito patriarca e sobre a paternidade, o papa manifesta qual foi seu objetivo: "O objetivo desta carta apostólica é aumentar o amor por este grande Santo, para nos sentirmos impelidos a implorar a sua intercessão e para imitarmos as suas virtudes e o seu desvelo".


Junto da publicação da Carta Apostólica, a Penitenciaria Apostólica publicou um Decreto com concessão de indulgências "por ocasião do Ano de São José, convocado pelo Papa Francisco para celebrar o 150° aniversário da proclamação de São José como Patrono da Igreja Universal".

O mesmo Decreto, logo em seu início, diz: "Para perpetuar a dedicação de toda a Igreja ao poderoso patrocínio do Guarda de Jesus, o Papa Francisco estabeleceu que, a partir de hoje, o aniversário do decreto de proclamação assim como o dia consagrado à Virgem Imaculada e esposa do casto José, até o dia 8 de dezembro de 2021, se celebre um Ano especial de São José, em que cada fiel, seguindo seu exemplo, possa fortalecer diariamente sua vida de fé no pleno cumprimento da vontade de Deus".

Não nos desviemos desta pia finalidade. De fato, o papa recorda na Carta: "a missão específica dos Santos não é apenas a de conceder milagres e graças"; eles "ajudam todos os fiéis 'a tender à santidade e perfeição do próprio estado'. A sua vida é uma prova concreta de que é possível viver o Evangelho".

Imitar as virtudes de São José, fortalecer a vida de fé cumprindo a vontade de Deus, enfim, o papa continua a convocar o povo cristão à própria santificação, ao cumprimento de sua missão no mundo.

Na Carta e no Decreto, o Santo Padre recorda uma devoção talvez esquecida ou mesmo desconhecida para alguns. Na tradição latina, a quarta-feira é o dia dedicado à memória de São José. E hoje é a primeira quarta-feira do Ano de São José! Empenhemo-nos já hoje, já agora, neste caminho a que nos chama o Sucessor de São Pedro.

Em postagens posteriores compartilharemos orações e livros para bem aproveitarmos este Ano de São José.

Que seja bem vivido por todos!

Comentários

Mais acessadas no último mês

Rosário em Latim

Como fazer a denudação do altar na Quinta-feira Santa (Forma Ordinária)

Ofício de Tenebrae (Trevas) na Forma Extraordinária do Rito Romano

Como deve ser o toque da sineta/carrilhão na Consagração?

Precônio Pascal - partitura e áudio (Portugal)