Sobre a Inauguração do Presépio e da Iluminação da Árvore de Natal no Vaticano

Salve Maria!

Em nossa postagem anterior compartilhamos trechos de um artigo do Pe. Edward McNamara sobre quando usar a decoração natalina, nas igrejas e nos lares.

Que tal lançarmos também um olhar sobre o Vaticano para tratarmos dessas decorações? O presépio e a  árvore de natal que ficam na Praça São Pedro sempre atraem a piedade ou pelo menos a curiosidade dos fiéis e demais turistas. Mas quando e como ocorre esta inauguração?

Visita do Santo Padre ao Presépio da Praça São Pedro em 31/12/2019

No Vaticano ocorre uma breve cerimônia, na presença de alguns prelados, com música e cantos, em que alguém realiza uma contagem regressiva e crianças apertam um botão para "ligar" a árvore. Normalmente isto é feito pouco antes do anoitecer. No mesmo dia, pela manhã, costuma haver uma audiência em que o Santo Padre faz os agradecimentos oficiais aos doadores da árvore e do presépio.

Quanto à data, vejamos como tem sido nos últimos 5 anos contando com este nosso ano de 2020:

2020 - 11/12 (sexta-feira)

2019 - 05/12 (quinta-feira)

2018 - 07/12 (sexta-feira)

2017 - 07/12 (quinta-feira)

2016 - 09/12 (sexta-feira)

Sendo assim, podemos dizer que o Vaticano tem inaugurado o presépio e iluminado a árvore  costumeiramente na quinta ou na sexta-feira da primeira ou segunda semana do Advento. Recordando que se trata de uma decoração fora da Basílica de São Pedro.

Voltando, pois, ao tema do "quando usar as decorações natalinas", a nível de lares, por exemplo, nossas famílias podem imitar o Vaticano,  deixando tais coisas prontas entre a primeira e a segunda semana do Advento ou, para mais se conformar à Liturgia, aguardando o período entre 17 e 24 de dezembro.

No Vaticano, o presépio e a árvore ficam expostos até a Festa do Batismo do Senhor, termo que serve para todos.

Santo Advento!

Comentários

Mais acessadas no último mês

Rosário em Latim

Como fazer a denudação do altar na Quinta-feira Santa (Forma Ordinária)

Ofício de Tenebrae (Trevas) na Forma Extraordinária do Rito Romano

Como deve ser o toque da sineta/carrilhão na Consagração?

Precônio Pascal - partitura e áudio (Portugal)