quinta-feira, 22 de outubro de 2009

"Compendium Eucharisticum" do Vaticano!!


Paz e bem!

Somente depois que a notícia já ressoou em inúmeros blogs é que tive conhecimento e agora realizo uma postagem relacionada.
Nesta quarta-feira (21/10 - ontem), ao fim da Audiência Geral, o Santo Padre recebeu do Cardeal Cañizares (prefeito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos) uma cópia do "Compendium Eucharisticum".
A notícia saiu na ACI e no ZENIT.
A obra trata, dentre outras coisas, da correta celebração da Santa Missa. É a concretização de um compromisso manifestado no Sínodo dos Bispos de 2005, como se vê na Exortação Apostólica Sacramentum Caritatis (n. 93):

Utilidade dum Compêndio Eucarístico

No termo destas reflexões em que de boa vontade me detive sobre as indicações surgidas no Sínodo, desejo acolher também o pedido que os padres apresentaram para ajudar o povo cristão a crer, celebrar e viver cada vez melhor o mistério eucarístico. Cuidado pelos Dicastérios competentes, há-de ser publicado um Compêndio, que recolha textos do Catecismo da Igreja Católica, orações, explicações das Orações Eucarísticas do Missal e tudo o mais que possa demonstrar-se útil para a correta compreensão, celebração e adoração do sacramento do altar. Espero que este instrumento possa contribuir para que o memorial da páscoa do Senhor se torne cada dia sempre mais fonte e ápice da vida e da missão da Igreja; isto animará cada fiel a fazer da sua própria vida um verdadeiro culto espiritual.
Alguns blogs, como o WDTPRS, já dão alguns detalhes, como sejam:

- Dividido em 3 seções: doutrinal, litúrgico e devocional;
- Tem alguns apêndices: Livro IV da Imitação de Cristo; uma seção do Código de Direito Canônico de 1983; uma seção do Código Oriental sobre a Eucaristia de 1990;
- O prefácio é do Cardeal Cañizares;
- Fala claramente de duas formas do Rito Romano sendo de igual importância;
- A seção doutrinal contém trechos do decreto do Concílio de Trento, do Concílio Vaticano II; do Compêndio do Catecismo (sobre a Eucaristia); um comentário sobre as quatro Orações Eucarísticas;
- A seção litúrgica contém o Ordo Missae nas duas formas, dentre outras coisas;
- A parte devocional traz orações para antes e depois da Missa, para a paramentação e outras.

Agora é só aguardar a disponibilização do texto na internet e a tradução nas livrarias. O original em latim já está à venda na PaxBook ("livraria do Vaticano") pelo preço de US$ 48,61.

Postado por Luís Augusto - membro da ARS

Nenhum comentário: