Os passos da reforma litúrgica pós-conciliar - O motu proprio Sacram Liturgiam

Pax et bonum!

Nas próximas semanas estaremos postando alguns documentos provavelmente inexistentes em português na web, ou pelo menos presentes em poucos sites.
Trata-se de documentos importantes quanto à implementação da Constituição Conciliar Sacrosanctum Concilium sobre a Sagrada Liturgia (uma leitura obrigatória, por assim dizer), em que vemos os passos dados para a "transformação" do Missal Romano (sobretudo), em sua edição de 1962 (hoje referido como parte da Forma Extraordinária do Rito Romano), no novo Missal Romano, promulgado por Paulo VI, que é parte da Forma Ordinária do Rito Romano.
Primeiramente queremos chamar a atenção para dois textos de antes do Concílio: a Encíclica Mediator Dei, de Pio XII, de 1947, bem como sua Alocução por ocasião da conclusão do Congresso Internacional de Liturgia Pastoral, de 1956, que nos resumem algo da doutrina sobre a teologia litúrgica no período imediatamente anterior ao Concílio Vaticano II.
Na atual postagem, pomos como primeiro documento a Carta Apostólica motu proprio Sacram Liturgiam, de Paulo VI, de janeiro de 1964. Trata-se do primeiro documento oficial "implementando a reforma litúrgica do Concílio Vaticano II".
Nele, por exemplo, concede-se a omissão da hora Prima, fora do coro, e se estabelece a obrigatoriedade da homilia nos domingos e festas, dentre outras coisas.
Contamos com uma tradução já existente no site do Secretariado Nacional de Liturgia de Portugal.

O documento, em formato pdf, está disponível aqui.
O texto original em latim está disponível no site da Santa Sé, bem como uma versão em italiano.
Boa leitura.

Por Luís Augusto - membro da ARS

Comentários

Mais acessadas no último mês

Rosário em Latim

Como fazer a denudação do altar na Quinta-feira Santa (Forma Ordinária)

Ofício de Tenebrae (Trevas) na Forma Extraordinária do Rito Romano

Como deve ser o toque da sineta/carrilhão na Consagração?

Precônio Pascal - partitura e áudio (Portugal)