quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Museu de Arte Sacra oferece palestra sobre a História da Igreja do Amparo

O museu municipal de Arte Sacra Dom Paulo Libório comemora 4 anos de existência e como presente para os Teresinenses, no mês do aniversário da cidade, promove uma palestra com o tema “Igreja Nossa Senhora do Amparo: primeiros tempos”. A iniciativa que ocorre no dia 15 de agosto é uma oportunidade para os interessados em conhecer um pouco mais sobre a história da Igreja Matriz de Teresina.
Entre os palestrantes estão o professor doutor, escritor e historiador Antônio Fonseca Neto que vai relatar em sua exposição sobre como se deu o processo de fundação da Igreja no bairro Poty Velho e consequentemente sua transferência para a praça da Bandeira, no centro da capital. “Na explanação o foco será o contexto histórico em que se deu a formação da Igreja”, explica a diretora do Museu, Maria Amélia, que faz o convite para todos os piauienses, já que a iniciativa é gratuita.
Integra também a programação festiva a palestra do fundador do museu, Paulo de Tarso Libório, que vai fazer uma análise sobre as imagens de arte no prédio da Igreja. As palestras ocorrem no horário de 8h30 as 11h30. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo telefone (86) 3226-4025, no horário de 9h às 16h ou pelo e-mail artesacrateresina@gmail.com.
Após as palestras os participantes farão uma visita monitorada pelo museu para conhecer as mais de 3 mil peças que compõem o acervo do museu que é mantido pela Prefeitura Municipal de Teresina, através da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves.

Museu de Arete Sacra Dom Paulo Libório
O museu de Arte Sacra Dom Paulo Libório é um importante espaço cultural teresinense e conta com rico acervo de objetos artísticos e religiosos. O museu foi inaugurado em agosto de 2011 e funciona no local onde foi última moradia de Dom Paulo Libório, primeiro arcebispo teresinense.
Grande parte das peças expostas era de Dom Paulo, assim como os dois mil livros disponíveis na biblioteca do museu. O acervo do museu é composto por aproximadamente 3.000 peças dos séculos XVII a XX. São imagens sacras, alfaias, oratórios, paramentos e mobiliário.
O Museu de Arte Sacra Dom Paulo Libório surgiu a partir da junção de alguns pertences da Arquidiocese de Teresina e de doações feitas por colecionadores da comunidade. Entre as peças mais visitadas estão uma Nossa Senhora do Carmo em madeira policromada e um cristo flagelado, também em madeira policromada, articulado e com olhos de vidro. Ambas as imagens datam do século XVII.
Para os que desejam fazer uma visita, o Museu de Arte Sacra Dom Paulo Libório funciona em Teresina (PI), na rua Olavo Bilac, 1481, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h e a entrada custa apenas R$1,00.
Mais informações: 3226-4025. Endereço do Museu/ Rua Olavo Bilac, nº 1481.

Fonte: http://arquidiocesedeteresina.org.br/2015/08/07/museu-de-arte-sacra-oferece-palestras-sobre-a-historia-da-igreja-do-amparo/
(Obs: os grifos são nossos.)

Nenhum comentário: