quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Um padre e o pelotão de fuzilamento - Viva Cristo Rei!

Pax et bonum!

Aproveitando a Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo Rei do Universo, queremos celebrar com muita alegria a memória de um dos grandes mártires dos tempos modernos: o Bem-aventurado Miguel Augustín Pro, sacerdote jesuíta mexicano fuzilado há exatamente 89 anos, sob o regime laicista e anticlerical que produziu vários mártires no México entre 1926 e 1929.
A perseguição desta época foi fruto da aplicação cruel da Constituição Política dos Estados Unidos Mexicanos, de 1917, pelo presidente Plutarco Elías Calles, através da lei de reforma do Código Penal, de 1926.
Como há muitos bons materiais (cujos links seguem abaixo) na web, contento-me apenas em transcrever o Elogio sobre ele do Martirológio Romano, nesta data (23/11):

Em Guadalupe, povoação do estado de Zacatecas, no México, o Beato Miguel Agostinho Pró, presbítero da Companhia de Jesus e mártir, que na cruel perseguição contra a Igreja, condenado à morte sem julgamento como criminoso, consumou o martírio que ardentemente desejava.

No momento do martírio, bradou "Viva Cristo Rei"!
Homilia do Revmo. Pe. Paulo Ricardo do dia de hoje (23/11/2016):

Programa do Revmo. Pe. Paulo Ricardo sobre o Bem-aventurado Miguel Pro:

Trecho do filme "Padre Miguel Pró - O mártir da fé", representando os momentos em torno do martírio:


Ótimo texto intitulado "Fotos de um martírio": http://www.permanencia.org.br/drupal/node/1430

Site mexicano sobre o Bem-aventurado Pe. Miguel Pro: http://www.padrepro.com.mx/

Pe. Miguel Pro foi beatificado por São João Paulo II no dia 25/09/1988. Que ele rogue por nós e pelos cristãos perseguidos!

Nenhum comentário: