Um mês inteiro com o rosário pelo fim da pandemia - Maio/2021

Salve Maria!

Ícone Salus populi romani, que foi levado na procissão organizada pelo Papa São Gregório Magno
pedindo o fim de uma peste no ano de 590 em Roma

Como muitos já viram noutros meios de comunicação, o Papa Francisco convocou a cristandade para a oração cotidiana do Terço durante todo o mês de maio de 2021 pelo fim da pandemia e pela retomada das atividades laborais e sociais.

O tema ou palavra de ordem e motivação para esta que já está sendo chamada de maratona do Rosário vem de At 12,5: "De toda a Igreja subia incessantemente a oração a Deus".

O Pontifício Conselho para a Nova Evangelização preparou um subsídio litúrgico-pastoral para a ocasião, que resumimos abaixo, inclusive indicando as orações e as intenções, que poderemos utilizar em nossas casas, grupos, associações, movimentos, capelas.

Em cada dia um Santuário Mariano transmitirá o momento de oração e cada dia tem uma intenção específica, que é declarada antes de cada um dos três momentos.

1. Cada dia pela manhã iniciará com uma lâmpada/vela sendo acesa diante de uma imagem da Virgem Maria, a recitação de Lc 18,1-8 e a oração Sub tuum praesidium (À vossa proteção).

À vossa proteção recorremos, santa Mãe de Deus; não desprezeis as nossas súplicas em nossas necessidades, mas livrai-nos sempre de todos os perigos, ó Virgem gloriosa e bendita.

2. O ápice do dia será a recitação do terço pelo fim da pandemia e pela intenção do dia. Além dele os santuários podem realizar outros exercícios piedosos. O terço há de terminar com a Salve Regina (Salve Rainha) e com a Ladainha. Depois faz-se a seguinte súplica:

À vossa proteção recorremos, Santa Mãe de Deus.

Na presente situação dramática, carregada de sofrimentos e de angústias que envolvem o mundo inteiro, recorremos a vós, Mãe de Deus e Mãe nossa, e buscamos refúgio sob a vossa proteção.

Ó Virgem Maria, volvei para nós os vossos olhos misericordiosos nesta pandemia do coronavírus, e confortai quantos estão perdidos e chorando por seus entes queridos mortos, sepultados às vezes de um modo que fere a alma.

Sustentai quantos estão angustiados pelas pessoas doentes, das quais, para impedir o contágio, não podem estar perto. Infundi confiança em quem está em ansiedade pelo futuro incerto e pelas consequências sobre a economia e sobre o trabalho.

Mãe de Deus e Mãe nossa, implorai para nós de Deus, Pai de misericórdia, que esta dura provação acabe e que retorne um horizonte de esperança e de paz. Como em Caná, intervinde junto ao vosso Filho Jesus, pedindo-lhe para confortar as famílias dos doentes e das vítimas e para abrir-lhes o coração à confiança.

Protegei os médicos, os enfermeiros, o pessoal da saúde, os voluntários que neste período de emergência estão na linha de frente e põem a própria vida em risco para salvar outras vidas. Acompanhai sua fadiga e dai-lhes força, bondade e saúde.

Ficai perto de todos que noite e dia assistem os doentes, dos sacerdotes e das pessoas consagradas que, com solicitude pastoral e empenho evangélico, procuram ajudar e sustentar a todos.

Virgem Santa, iluminai as mentes dos homens e das mulheres da ciência, para que encontrem justas soluções para vencer a doença.

3. No fim do dia será feita a saudação à Virgem Maria com a oração do Memorare (Lembrai-vos).

Lembrai-vos, ó piíssima Virgem Maria, que nunca se ouviu dizer que algum daqueles que recorreram à vossa proteção, imploraram vossa assistência, reclamaram vosso socorro, fosse por vós desamparado. Animado eu, pois, com igual confiança, a vós, Virgem entre todas singular, como a Mãe recorro; de vós me valho e, gemendo sob o peso de meus pecados, me prostro aos vossos pés. Não desprezeis as minhas súplicas, ó Mãe do Filho de Deus humanado, mas dignai-vos de as ouvir propícia e de me alcançar o que vos rogo. Amém. 

Abaixo segue a lista de intenções particulares para cada dia do mês:

1 - Pelos defuntos

2 - Por aqueles que não puderam despedir-se dos entes queridos

3 - Pelos contagiados e doentes

4 - Pelas mulheres grávidas e pelos nascituros

5 - Pelas crianças e os adolescentes

6 - Pelos jovens

7 - Pelas famílias

8 - Pelos trabalhadores da comunicação

9 - Pelos idosos

10 - Pelas pessoas com deficiência

11 - Pelos pobres, os sem-teto e as pessoas em dificuldade econômica

12 - Pelos que estão na solidão e os que perderam a esperança

13 - Pelos encarcerados

14 - Pelos cientistas e os institutos de pesquisa médica

15 - Pelos migrantes

16 - Pelas vítimas da violência e do tráfico humano

17 - Pelos responsáveis pelas nações e os organismos internacionais

18 - Pelos médicos e os enfermeiros

19 - Pelos povos em guerra e pela paz no mundo

20 - Pelos farmacêuticos e os profissionais da saúde

21 - Pelos trabalhadores sócio-assistenciais

22 - Pelos voluntários

23 - Pelas forças da ordem, os militares e os bombeiros

24 - Pelos que garantem os serviços essenciais

25 - Pelos professores, os estudantes e os educadores

26 - Pelos trabalhadores e os empreendedores

27 - Pelos desempregados

28 - Pelo papa, os bispos, os presbíteros, os diáconos

29 - Pelas pessoas consagradas

30 - Pela Igreja

31 - Pelo fim da pandemia e a retomada da vida social e laboral

Como bons cristãos, atendamos ao chamado do Santo Padre, divulguemos estas motivações, orações e intenções. Sejamos criativos, usemos as mídias, os canais digitais, as redes sociais, os grupos e, sobretudo, rezemos como rezava e sempre rezou a Igreja durante os tempos de pestes e calamidades, com humildade, contrição e suma confiança em Deus todo-poderoso. Tenhamos a Virgem e São José como sustento durante todo este mês de maio.

Comentários

Mais acessadas no último mês

Rosário em Latim

Como deve ser o toque da sineta/carrilhão na Consagração?

Ofício de Tenebrae (Trevas) na Forma Extraordinária do Rito Romano

Como fazer a denudação do altar na Quinta-feira Santa (Forma Ordinária)

Precônio Pascal - partitura e áudio (Portugal)