Diocese de Floriano no Piauí conta com novo bispo

VATICANO, 17 Mar. 10 (ACI) .- O Papa Bento XVI nomeou hoje o Padre Valdemir Ferreira dos Santos, da arquidiocese de Vitória da Conquista, na Bahia, como novo bispo da diocese de Floriano, no Piauí. O Padre Valdemir vai suceder a Dom Augusto Alves da Rocha, 76 anos, cuja renúncia foi aceita pelo Pontífice após o prelado cumprir 75 anos, conforme prescreve o cânon 401 parágrafo 1º do Código de Direito Canônico.

Ordenado sacerdote em 1987, Padre Valdemir é baiano da cidade de Nova Canaã e completará 50 anos no próximo dia 30 de março.
Segundo a informação divulgada hoje pela página da CNBB, atualmente o futuro bispo é vigário episcopal e ecônomo da arquidiocese de Vitória da Conquista (BA), além de pároco da paróquia Nossa Senhora das Candeias, em Vitória da Conquista.

Ele realizou seus estudos de filosofia no Seminário Maior do Nordeste de Minas, em Teófilo Otoni (MG), e de teologia na Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, em São Paulo. Em 2002, obteve a licença em teologia bíblica, na Pontifícia Universidade São Tomás de Aquino, em Roma.
Na arquidiocese de Vitória da Conquista, foi moderador das paróquias de Iguaí, Nova Canaã e Ibicuí (1987). Foi pároco da paróquia Nossa Senhora das Graças, em Vitória da Conquista. Coordenou a catequese na arquidiocese por dez anos e, durante três anos, foi professor no Instituto Diocesano de Filosofia. Entre outras funções o sacerdote foi vice-reitor e reitor do Seminário Maior de Filosofia e reitor do Seminário propedêutico Desde 2007 é diretor da Escola de Formação Diaconal, sendo ainda vigário episcopal do Vicariato São Lucas, membro do Conselho Presbiteral e do Colégio de Consultores.

Neste dia 17 de março, dia de São Patrício, Bispo ele será o 2º Bispo Diocesano de Floriano. O novo Bispo adotou como lema de seu brasão episcopal: "Apascenta as minhas ovelhas" – Pasce oves meas (Jo 21,17), uma referência bíblica de inspiração e orientação para sua nova missão como Pastor.

Comentários

Mais acessadas no último mês

Rosário em Latim

Como fazer a denudação do altar na Quinta-feira Santa (Forma Ordinária)

Ofício de Tenebrae (Trevas) na Forma Extraordinária do Rito Romano

Como deve ser o toque da sineta/carrilhão na Consagração?

Precônio Pascal - partitura e áudio (Portugal)