quinta-feira, 27 de junho de 2013

O Sacrossanto Concílio Ecumênico de Trento - documentação completa em português

Pax et bonum!

"Sessão do Concílio de Trento", por Matthias Burgleichner, séc. XVI
Foi com espanto e alegria que, há algumas semanas, encontramos a documentação integral do Concílio de Trento (1545-1563) em português! Difícil de encontrar em versão impressa, do antigo site Agnus Dei, que embora não seja mais atualizado, contém muito bom conteúdo.
Pois bem, um colaborador do site traduziu um "compêndio" espanhol do Concílio Tridentino para o português e esta tradução está inteiramente disponível no site. Não sabemos há quanto tempo esta tradução está disponível e nos admiramos de como não a tínhamos conhecido antes.
Trata-se de uma riquíssima fonte de doutrina, que também pode ajudar na pesquisa histórica. Na vida acadêmica muito se ouve falar deste Concílio, mas poucos conhecem o teor de seus documentos.
Recordamos que o Concílio Ecumênico de Trento é dogmático, infalível e vinculante, razão pela qual é considerado um dos mais importantes dos 21 concílios ecumênicos da Igreja.
Segue abaixo o mesmo índice que está disponível aqui. Os links todos remetem ao site Agnus Dei.

Parabenizamos e agradecemos ao tradutor e ao site por tão precioso trabalho para os lusófonos.

Obs: uma versão portuguesa bilíngue (latim - português), do séc. XVIII, está disponibilizada no site da Biblioteca Nacional de Portugal.


INTRODUÇÃO
1º PERÍODO: 1545 - 1547
2º PERÍODO: 1551 - 1552
3º PERÍODO: 1562 - 1563
APÊNDICES

Nenhum comentário: