quinta-feira, 7 de julho de 2016

Programação do Sacra Liturgia 2016 (Reino Unido)

Pax et bonum!

Hoje comemoramos o nono aniversário de publicação da Carta Apostólica sob a forma de Motu Proprio Summorum Pontificum, do Papa Bento XVI, grande marco na vida litúrgica da Igreja no séc. XXI.
Pois bem, dos dias 5 a 8 deste mês (ou seja, desta terça, anteontem, até sexta-feira) está ocorrendo um dos mais respeitados eventos no âmbito da tradição litúrgica ocidental, o Sacra Liturgia.
Nesta postagem estamos falando da edição inglesa/britânica do evento, que acontece em Londres.
Segue a programação, que pode inspirar, por suas partes e pelos temas das palestras, outros eventos pelo mundo e, assim esperamos, aqui no Brasil.

Na terça-feira (05/07) o evento começou com as incrições pela manhã, teve Vésperas Solenes (na Forma Extraordinária) e reflexões de abertura pelo bispo D. Dominique Rey, uma sessão inaugural (que pela sua relevância falaremos noutra postagem) pelo Cardeal Robert Sarah, Prefeito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos e um concerto de música sacra (que iniciou às 19h).

Ontem, quarta-feira (06/07), a primeira palestra foi de Dom Alcuin Reid, sobre o Debate dos Padres Conciliares sobre o Esquema sobre a Sagrada Liturgia.
Após um coffee break, Dom Charbel Pazat de Lys falou sobre a Natureza Pública da Liturgia e o Prof. Peter Stephan falou sobre as Vicissitudes da Liturgia e da Arquitetura mostradas no exemplo da Catedral de Santa Edwiges de Berlim.
Após o almoço, Dr. Jennifer Donelson tratou sobre Origens e Efeitos da Missa Lecta: formação musical sacerdotal numa cultural de missa rezada.
Após o chá houve debates sobre música sacra.
Às 19h o Cardeal Robert Sarah celebrou Missa Solene na Forma Ordinária do Rito Romano (terceira edição típica do Missal, 2002).

Hoje, quinta-feira (07/07), mais três palestras ocorrem antes do almoço:
Dr. Clare Hornsby fala sobre o Concílio de Florença de 1439.
Pe. Michael Lang fala sobre a Reforma Litúrgica Tridentina numa perspectiva histórica.
O bispo D. Alan Hopes fala sobre uma revisão da tradução da Liturgia das Horas.
À tarde, Prof. Joris Geldhof tratará da Liturgia além do secular e Dr. Stephen Bullivant sobre a Nova Evangelização e a (reforma da) Reforma Litúrgica, especialmente em territórios de missão.
Aproveitando o aniversário do Summorum Pontificum, a noite terminará com um Pontifical Solene na Forma Extraordinária do Rito Romano (edição de 1962) celebrado pelo Arcebispo D. Salvatore Cordileone.

Amanhã, sexta-feira (08/07), as palestras serão:
Liturgia e Deus Triuno: repensando a teologia trinitariana, por Prof. Helmut Hoping.
O caráter ético dos Mistérios: observações de um teólogo moral, por Pe. Michael Cullinan.
Fazer o mundo liturgicamente: manejo da Criação e cuidado com os pobres, por Prof. David Fagerberg.
Culto Divino: o Missal e os livros litúrgicos próprios da tradição anglicana, por Mons. Andrew Burnham.
O dia termina com reflexões conclusivas por D. Salvatore Cordileone.
O evento será fechado com uma Missa Solene/Culto Divino segundo a tradição litúrgica do Ordinariato Pessoal para Anglicanos, celebrada por Mons. Keith Newton.

Confira o site oficial: http://sacraliturgiauk.org/
A programação original, com mais detalhes, encontra-se aqui.

Eis aí um evento bastante rico que esperamos dar muitos bons frutos para a sadia renovação da vida litúrgica da Igreja.

Nenhum comentário: