quinta-feira, 25 de julho de 2013

Algumas fotos do Pontifical Solene na JMJ

Pax et bonum!

O Brasil alegra-se nestes dias por sediar a XXVIII Jornada Mundial da Juventude e contar com a presença do Santo Padre, o Papa Francisco.
Nosso país, mas particularmente a cidade do Rio de Janeiro-RJ, parece ter se tornado uma Jerusalém em dia de Pentecostes, com pessoas vindas de diversas cidades, estados e países. 
Copas e Olimpíadas também são eventos que reúnem multidões de vários lugares, todavia, embora de forma pacífica, todos são rivais, competidores, torcendo por times e atletas diferentes. No atual evento - a JMJ - as multidões todas estão presentes para adorar o único e verdadeiro Deus, uno e trino. Ali cantam o amor de Deus pelos homens e testemunham entre si o mandamento da caridade.
Não quero dizer que tudo é florado e angelical. Já foi possível observar coisas indesejáveis, evitáveis e reprováveis a nível de Liturgia, mas falemos de algo belo, "sagrado e grande", como diz o Papa Emérito, Bento XVI, na carta aos bispos que acompanha o Motu Proprio Summorum Pontificum.
Pois bem, ontem, 24/07, na Igreja de Nossa Senhora do Carmo da Antiga Sé, no Rio de Janeiro, foi celebrado um Pontifical Solene, ou seja, a maneira mais solene da Missa na Forma Extraordinária do Rito Romano, por D. Fernando Arêas Rifan, da Administração Apostólica Pessoal São João Maria Vianney.
A fiel leiga Juliana Fragetti Ribeiro Lima, fotógrafa, postou em seu perfil no Facebook várias fotos, algumas das quais pedimos para publicar no blog. Tendo a permissão gentilmente cedida, pelo que somos muito gratos, aqui vão os belos registros.
Merece destaque a segunda foto, que retrata a beleza de se ver a igreja em questão repleta de jovens, um argumento vivo contra as pessoas ignorantes que afirmam que a liturgia romana em sua forma mais antiga é coisa de idosos e nostálgicos.
Com muita propriedade, particularmente ontem, nesta Missa, se pôde dizer que Deus é aquele "qui lætificat iuventutem meam" (que alegra a minha juventude) (cf. Sl 42,4 - Vulgata).

Atualização às 09h20: tomamos a liberdade de postar fotos presentes na página Missa Tridentina no Rio de Janeiro RJ, no Facebook, tiradas por Lucilene Vieira.

Durante a paramentação do bispo.
Notamos aqui a presença do querido seminarista Jorge Luís, conselheiro da ARS



A igreja simplesmente LOTADA de jovens
D. Fernando, o presbítero assistente, os diáconos e os diáconos do trono
Proclamação do Santo Evangelho


Durante o Cânon Romano
Elevação após a Consagração

O coro de seminaristas
Por Luís Augusto - membro da ARS

3 comentários:

Anônimo disse...

Holy.Very Beautiful. +

Supertradmum disse...

muito agradecido...

Larissa Franca disse...

Salve,MARIA!Quanta beleza deste lindo Rito,espero que continue em muitos ou tros lugares,mostrando as pessoas a beleza da Santa Igreja!Parabéns!