domingo, 7 de junho de 2015

Resumo da Conferência Sacra Liturgia 2015

Pax et bonum!

Entre os últimos dias 1 e 4 realizou-se na cidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos da América, mais uma edição da conferência Sacra Liturgia, um dos mais destacados eventos internacionais no âmbito do Novo Movimento Litúrgico.

Logo no primeiro dia, as primeiras palavras foram do Card. Raymond Burke, que falou sobre "Beleza na Sagrada Liturgia e a Beleza de uma Vida Santa". No fim da segunda-feira foram rezadas Vésperas Solenes na Forma Extraordinária.
Na terça-feira, dia que teve como ponto final e alto a Missa Solene na Forma Extraordinária, as cinco palestras tratavam dos seguintes temas:
1. A Reforma da Reforma, pelo Pe. Thomas Kocik
2. A Reforma dos Textos Litúrgicos das Principais Festas (Coletas), pela Dra. Lauren Pristas
3. A Suavidade da Beleza: Liturgia, Evangelização e Catequese, pela Dra. Margaret Hughes
4. Abordando o Triunfo do Mau Gosto: o Patrocínio da Igreja na Arte, na Arquitetura e na Música, pela Dra. Jennifer Donelson
5. A Música Litúrgica é Inegociável, pelo Sr. Gregory Glenn
Ainda houve uma sessão opcional, durante o almoço, que teve como tema "O Papel da Liturgia e da Renovação Litúrgica na Educação Católica do Ensino Superior", ministrada por Patrick Reilly.

O terceiro dia, que terminou com um Pontifical Solene na Forma Ordinária, trouxe à discussão os seguintes temas:
1. Liderança Litúrgica numa Sociedade Secular: A Perspectiva de um Bispo, por D. Salvatore Cordileone
2. Juventude e Liturgia, pelo Sr. Matthew Menendez
3. Pregação Litúrgica, pelo Pe. Dr. Allan White, OP
4. A Formação dos Sacerdotes 'no Espírito e na Virtude da Liturgia' (SC 14): Observações sobre a Implementação da Constituição e Propostas para a Formação Litúrgica de Sacerdotes no Séc. XXI, pelo Pe. Dr. Kurt Belsole, OSB
5. Liturgia como a Fonte da Identidade Sacerdotal, pelo Pe. Dr. Richard Cipolla
Como no dia anterior, houve uma sessão opcional, durante o almoço, com o tema "O Papel da Liturgia e da Renovação Litúrgica na Educação Católica do Ensino Fundamental e Médio", também ministrada por Patrick Reilly.

O quarto e último dia, Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, marcado por uma Missa Solene na Forma Extraordinária e pela Procissão pelas ruas da região, teve como palestras:
1. As Reformas da Semana Santa Revisitadas, pelo Pe. Dr. Dom Alcuin Reid
2. Formação Litúrgica e Identidade Católica, pelo Pe. Dr. Christopher Smith
3. A Reforma do Lecionário, pelo Dr. Peter Kwasniewski
4. A Reforma do Calendário Litúrgico: A Redução da Recapitulação, pelo Dr. Michael Foley
5. Vivendo a Liturgia: A Contribuição Monástica para a Renovação Litúrgica, pelo Dom Phillip Anderson, OSB

A conferência ainda contou com uma mensagem oficial do Cardeal Robert Sarah, atual Prefeito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos.
Esperamos que eventos similares, à inspiração desses temas, possam ser preparados também aqui na Terra de Santa Cruz, nosso querido Brasil.
Que os nomes dos palestrantes sirvam para a sadia renovação bibliográfica daqueles que se dedicam mais ao estudo da Sagrada Liturgia.

Seguem fotos da última Missa e da Procissão:







Nenhum comentário: