Adoração Eucarística simultânea em todo o mundo - 02/06/2013 (livreto em português)

Pax et bonum!

O Santo Padre Francisco convocou todos os fiéis para adorarem o Senhor simultaneamente neste Domingo, dia 2 de junho, quando muitas dioceses estarão celebrando a Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, instituída para amanhã (quinta-feira depois da Solenidade da Santíssima Trindade, segundo o Calendário Romano Geral).
Deseja-se que seja "uma hora de oração plena, de comunhão fraterna e sustento à fé de todos".
O evento, juntou com outro - o Dia da Evangelium Vitae -, foi apresentado nesta terça-feira.
O Santo Padre indicou duas intenções para esta hora de adoração:

Primeira: Pela Igreja espalhada em todo o mundo e hoje, em sinal de unidade, recolhida na Adoração da Santíssima Eucaristia. Que o Senhor a torne sempre obediente na escuta de sua Palavra, para que ela se apresente diante do mundo sempre "gloriosa, sem mancha nem ruga ou qualquer outro defeito, mas santa e imaculada" (Ef 5,28). Através de seu fiel anúncio, possa a Palavra que salva ressoar também como portadora de misericórdia e provocar um renovado empenho no amor, para oferecer sentido pleno à dor e ao sofrimento e para restituir a alegria e a serenidade.

Segunda: "Por todos aqueles que nas diversas partes do mundo vivem no sofrimento devido às novas formas de escravidão e são vítimas de guerras, do tráfico de pessoas, do narcotráfico e do trabalho escravo; pelas crianças e mulheres que são submetidas a qualquer tipo de violência. Que o seu grito silencioso por ajuda possa encontrar a Igreja vigilante, para que, tendo o olhar fixo em Cristo crucificado, ela não esqueça de tantos irmãos e irmãs deixados à mercê da violência. Também por todos os que se encontram na precariedade econômica, sobretudo os desempregados, os idosos, os migrantes, os sem-teto, os encarcerados e quantos experimentam a marginalização. A oração da Igreja e sua obra ativa de aproximação seja-lhes conforto e sustento na esperança, de força e audácia na defesa da dignidade da pessoa".

No Vaticano, a Solene Adoração Eucarística, presidida pelo Santo Padre, terá início às 17h de Roma (12h no horário de Brasília). O ideal é que as paróquias, dioceses e comunidades religiosas, enfim, todos os fiéis, pastores e ovelhas, se unam espiritualmente no mesmo horário real, observando-se a variação do fuso horário. Aqui no Brasil, portanto, como já falado, inicie-se no horário de cada região equivalente às 17h de Roma. Em Brasília e no Piauí isto se dará ao meio dia.
A Adoração Eucarística mundial foi idealizada por ocasião do Ano da Fé. Sua apresentação deu-se nesta terça-feira.
A ARS preparou, embora às pressas, um esquema que imita o livreto disponibilizado pela Santa Sé. As orações que lá constam, foram traduzidas livremente e os textos bíblicos foram tomados da edição da CNBB utilizada no site Bíblia Católica.


Por Luís Augusto - membro da ARS

Comentários

Mais acessadas no último mês

Rosário em Latim

Como deve ser o toque da sineta/carrilhão na Consagração?

Ofício de Tenebrae (Trevas) na Forma Extraordinária do Rito Romano

Como fazer a denudação do altar na Quinta-feira Santa (Forma Ordinária)

Precônio Pascal - partitura e áudio (Portugal)