sexta-feira, 23 de setembro de 2011

São Padre Pio de Pietrelcina

Pax et bonum!


Hoje, 23 de setembro, a Igreja celebra a Memória de São Pio de Pietrelcina, frade capuchinho e sacerdote, que faleceu no ano de 1968.
É conhecido como o único sacerdote a portar os estigmas visíveis (que antes foram invisíveis), já que o Servo de Deus Pe. João Baptista Reus, jesuíta, também recebeu os invisíveis.
Esses dois santos têm muito em comum, tanto nos estigmas quanto na Missa. E viveram praticamente no mesmo período, sendo que o alemão feito brasileiro (o querido Pe. Reus), morreu na década de 40, 21 anos antes do Padre Pio.
Sobre a Missa, disse o Pe. Gabriele Amorth: "Não era um mistério particular a Missa de Padre Pio; o verdadeiro mistério, que compreendemos muito pouco, é a própria Missa! É um sacrifício, é a memória dolorosa da Cruz, a imolação de Jesus que se oferece ao Pai como vítima por nós e que se dá a nós como sinal de vida eterna" (AMORTH, Pe. Gabriele. Padre Pio - breve história de um santo. Editora Palavra e Prece. 2007. Pág. 75-76).
Somos muitos, leigos e sacerdotes, a elogiar e a nos admirar do "espetáculo sobrenatural" da Missa de São Padre Pio. Consideramos grandiosos seus pensamentos sobre a Missa como renovação do Calvário, mas o que fazemos para que a Santa Missa seja compreendida e vivida assim? Bem disse o Pe. Amorth que isso não era uma característica da Missa do Padre Pio. Por isso, e gosto muito de repetir essas palavras, disse o Beato João Paulo II 10 anos depois da morte de São Padre Pio: "Amai Jesus presente na Eucaristia. Ele está presente de modo sacrifical na Santa Missa, que renova o Sacrifício da Cruz. Ir à Missa significa ir ao Calvário para nos encontrarmos com Ele, nosso Redentor(Discurso aos jovens e crianças de associações e paróquias italianas. 08/11/1978)
Diz o Pe. Amorth que ouviu um bispo dizer: "Para saber quem é Padre Pio, não precisa de nada. Basta assistir à sua Missa". Pois bem, se essas palavras são verdade, eis o Padre Pio:




































São Padre Pio, rogai por nós!
São Padre Pio, rogai pelos sacerdotes!
São Padre Pio, rogai pelo Novo Movimento Litúrgico!

Por Luís Augusto, membro da ARS

Um comentário:

Regiclau disse...

O padre Pio, rogai por nós, abençoa minha família e não deixai faltar o alimento de cada dia!
Regina