quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

A Celebração da Palavra de Deus na ausência do presbítero

Pax et bonum!

Recordando a citada V Semana de Liturgia de uma paróquia teresinense, recebemos o material disponibilizado ontem (dia 29), que aborda a Celebração da Palavra de Deus na ausência do presbítero.
O texto, de autoria de Ângelo Rodrigues Domingues (veja também seu testemunho sobre a participação na Missa na Forma Extraordinária), membro da ARS, apresenta várias citações do Diretório para Celebrações Dominicais na ausência do Presbítero, documento da Congregação para o Culto Divino, que infelizmente parece ser pouco conhecido. Em seu lugar, muitas vezes citado como única referência no que diz respeito a estas celebrações, existem as Orientações para a Celebração da Palavra de Deus (Documento 52), da CNBB, que também são citadas no presente texto.
O tema, que já desejávamos tornar objeto de uma postagem, providencialmente nos vem abordado nesta louvável iniciativa da Paróquia Nossa Senhora de Nazaré.
Sendo uma realidade constante para muitos fiéis brasileiros (a celebração dominical na ausência do presbítero) desejamos que a leitura deste texto seja de grande proveito para todos.
Igualmente indicamos, sobre o mesmo tema, uma recente postagem do sempre bom Salvem a Liturgia!
O texto está disponível no Scribd (incorporado abaixo) e no Gloria.TV.

Um comentário:

Anônimo disse...

A "Celebração da palavra" é uma das formas mais escancaradas da infiltração do protestantismo na Igreja. O preceito dominical deve ser preenchido pela oração do Santo Rosário quando da ausência da Santa Missa. A.M.D.G.