A Sagrada Comunhão do Sacerdote na Divina Liturgia de S. J. Crisóstomo

Pax et bonum!
Procurando alguns vídeos sobre a Sagrada Comunhão no rito bizantino (Divina Liturgia de São João Crisóstomo), encontrei um, no Youtube, que mostra dois sacerdotes comungando.
Quem já viu a comunhão na Liturgia Dâmaso-Gregoriana (Missa na Forma Extraordinária) perceberá as semelhanças na reverência e nas orações.




As orações (que no vídeo estão em inglês) são:

Creio, Senhor, e confesso, 
que Tu és, verdadeiramente, o Cristo, 
o Filho de Deus vivo 
e que vieste ao mundo para salvar os pecadores, 
dos quais eu sou o primeiro.
Creio também que estes dons 
são o teu puríssimo Corpo e o teu Sangue precioso.
(Mais ou menos a partir daqui) 
Suplico-te, pois: tem piedade de mim 
e perdoa as minhas faltas voluntárias e involuntárias, 
cometidas por palavras e ações, 
consciente ou inconscientemente, 
e torna-me digno de participar, 
sem incorrer em condenação, 
dos teus puríssimos mistérios, 
para a remissão dos pecados 
e para a vida eterna. Amém.
Recebe-me, Senhor, neste dia, na tua mística Ceia. 
Eu não desvendarei os mistérios aos teus inimigos, 
nem te darei um beijo como Judas; 
mas como o ladrão arrependido, te peço: 
lembra-te de mim, Senhor, no teu reino.
(Não tenho certeza se a seguinte é rezada)
Que a recepção dos teus santos mistérios, Senhor, 
não seja para mim causa de juízo e condenação, 
mas, por tua misericórdia sirva de defesa 
e proteção à minha alma e ao meu corpo 
e de remédio aos meus males.
(Nem esta)
Eu, servo de Deus e presbítero N. ... , 
comungo o precioso e santíssimo Corpo do Senhor 
Deus e Salvador nosso Jesus Cristo, 
para remissão dos meus pecados e para a vida eterna. Amém.
(Esta é rezada para a comunhão do Cálice)
Eu, servo de Deus e presbítero N. ... , 
comungo o precioso e santíssimo Sangue do Senhor, 
Deus e Salvador nosso Jesus Cristo, 
para remissão dos meus pecados e para a vida eterna. Amém.

Por Luís Augusto - membro da ARS

Comentários

Mais acessadas no último mês

Rosário em Latim

Como fazer a denudação do altar na Quinta-feira Santa (Forma Ordinária)

Como deve ser o toque da sineta/carrilhão na Consagração?

Ofício de Tenebrae (Trevas) na Forma Extraordinária do Rito Romano

Precônio Pascal - partitura e áudio (Portugal)