sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

2 anos de Associação Redemptionis Sacramentum

Pax et bonum!

Hoje, 14 de janeiro, é o 2º aniversário da 1ª Reunião da ARS. No próximo dia 17 (segunda-feira) comemoramos o aniversário de "batismo" do nosso querido grupo - o dia em que, por votação, foi escolhido o nome Associação Redemptionis Sacramentum (conveniente nome que tenciona guiar nossa atividade, tão interessada nas coisas "que se devem observar e evitar acerca da Santíssima Eucaristia".
Em nome dos demais, tenho algumas "palavras" sobre estes 2 anos:

1 - Spera in Deo, quoniam adhuc confitebor illi
2 - Ne respicias peccata mea
3 - Deo gratias

"Anima mea, spera in Deo, quoniam adhuc confitebor illi"
(Ó minh'alma, espera em Deus, porque ainda o louvarei)

Primeiramente, esperança. Continuamente somos tentados ao desânimo, por vermos as coisas andando a passos lentos ou, pior, sem andar, estagnadas. Acreditamos, porém, que muito das ideologias vigentes se dissipará com o erguer-se de uma geração (de ovelhas e pastores) que vem crescendo nos últimos anos; uma geração de católicos que querem verdadeiramente "amar com extremo tudo que é da Igreja". Neste amor encontra-se, em lugar privilegiado, a Sagrada Liturgia, cujo grande protagonista é o Senhor, fons omnis sanctitatis. Acreditamos que este pode ser um ano privilegiado, se cada um se esforçar.

"Ne respicias peccata mea"
(Não olheis os meus pecados)

Contrição. Este período de 2010 a 2011, para a ARS, foi meio difícil. Família, trabalho, outros tantos afazeres pastorais... Pedimos perdão a Deus pela ausência, os vãos temores, até mesmo a inatividade, as negligências... Queremos fazer o propósito de emenda e, neste ano, empenharmo-nos com renovado vigor "pela Liturgia reverente em ambas as formas do Rito Romano", sem modas, sem gostos, sem tendências, sem 'ismos'.

"Deo gratias"
(Graças a Deus)

Ação de graças. Elevamos a Deus onipotente um agradecimento por cada pequena conquista e por cada "conquista em potencial". Agradecemos a Deus por cada membro desta Associação, recordando, de modo especial, os que nela já não estão inseridos, mas que muito colaboraram. Agradecemos a Deus pelo nosso blog, por cada leitor e por cada pessoa ou site/blog que divulgou nossos textos e/ou pôs um link em seu espaço.

Por fim, a todos a quem este texto chegar: precamus vos, fratres, orare pro nobis ad Dominum Deum nostrum (pedimo-vos que oreis por nós, irmãos, ao Senhor nosso Deus). Sim, rezem pela ARS, rezem pela Paróquia Nossa Senhora do Amparo (campo em que creio que as sementes darão muitos frutos), rezem pela Arquidiocese de Teresina e rezem pela Província Eclesiástica do Piauí.

Parabéns para nós!

Apêndice
Estatísticas sobre o blog (seguindo o exemplo dos caríssimos irmãos do Salvem a Liturgia!).

Início do blog: 27 de março de 2009.
Total de postagens até a atual: 169
Mês em que mais se postou: Abril de 2009, 21 postagens
As 5 postagens mais acessadas desde o início do blog:
 - Rosário em latim (acessada, pelo que parece, diariamente)
 - Mas o que é o Pálio?
 - Sobre a nossa Associação
 - Papa João Paulo II é reconhecido Venerável
 - Por que o silêncio durante o Cânon?
Os 5 países que mais acessaram o blog (até o momento):
 - Brasil - 13.801
 - Portugal - 709
 - Estados Unidos - 528
 - China - 154
 - Rússia - 129
As 3 principais origens de tráfego para o blog (a estes somos muito gratos):
 - http://www.salvemaliturgia.com/
 - http://emdefesadelefebvre.blogspot.com/
 - http://subsidioliturgico.blogspot.com/
Mês de maior acesso no blog: Agosto de 2010, 3312 acessos

Que Deus abençoe abundantemente nossos leitores.

Nenhum comentário: