Procura-se um "Pequeno Ritual Romano"

ALLELUIA

Pax et bonum!

Estamos preparando por aqui um Batismo que será celebrado na Forma Extraordinária. Por causa de algumas dúvidas, encaminhei um email ao Pe. Claudiomar Silva Souza, pároco da Paróquia Principal da Administração Apostólica Pessoal São João Maria Vianney, em Campos dos Goytcazes-RJ. Ele é o sacerdote celebrante no DVD da referida Administração, sobre a Missa na Forma Extraordinária do Rito Romano.
Segue parte de sua resposta:
Existem duas versões oficiais em português do rito do batismo na forma extraordinária: uma foi publicada em 1958 e outra em 1965.
A partir de 1958 foi permitido que parte do rito do batismo fosse feita em português (é o que geralmente fazemos aqui na Adm. Apostólica) e a partir de 1965 houve uma revisão da versão e todo o rito passou a ser permitido em português.
Neste caso você deve procurar um destes rituais que devem ainda existir nas paróquias mais antigas. O próprio diretório litúrgico da época costumava também trazer o rito do batismo e alguns excertos do ritual romano em apêndice.
Portanto, faço um apelo a todos os leitores do blog da ARS e a quem chegar esta postagem: precisamos adquirir (para estudo e uso de traduções aprovadas) um exemplar do


PEQUENO RITUAL ROMANO

COLLECTIO RITUUM
PRO OMNIBUS BRASILIÆ DIŒCESIBUS
ad instar
APPENDICIS RITUALIS ROMANI
A SANCTA SEDE APPROBATA

Edições "Lumen Christi"
Mosteiro de S. Bento
Rio de Janeiro - Brasil

Concordat cum originali
D. Hidelbrando P. Martins, OSB

Edição autorizada pela CNBB

1958

Se alguém puder nos doar um exemplar, uma fotocópia ou uma versão digitalizada, ou se tiver um e quiser vendê-lo, entre em contato conosco pelo ars.the@gmail.com
Ficaremos muito gratos!
Já mandei um email para as Edições Lumen Christi perguntando sobre a possibilidade de reedição da obra, dada a atual disciplina sobre a Forma Extraordinária.

Por Luís Augusto - membro da ARS

Comentários

  1. Outrossim, por força do seu caráter de lei especial, no seu próprio âmbito, o Motu Proprio Summorum Pontificum derroga os textos legislativos inerentes aos sagrados Ritos promulgados a partir de 1962 e incompatíveis com as rubricas dos livros litúrgicos em vigor em 1962.

    INSTRUÇÃO UNIVERSAE ECCLESIAE SOBRE A APLICAÇÃO DO MOTU PROPRIO SUMMORUM PONTIFICUM n. 28

    ResponderExcluir
  2. Tente este aqui:

    http://www.saopiov.org/2008/12/livros-litrgicos-para-santa-missa.html

    ResponderExcluir
  3. Sim, por conta da Universae Ecclesiae, as rubricas válidas são apenas as que estavam em vigor em 1962.
    Deve-se, pois, usar o Rituale Romanum de 1952, embora muito se divulgue na internet a edição de 1925. Confesso, porém, que desconheço as diferenças entre estas duas.
    Afirma-se comumente que em 1958 houve a permissão para o uso parcial do vernáculo. Nas partes permitidas usaríamos a tradução oficial (se os originais tidos como base forem os utilizados em 1962) do "Ritual de Sacramentos e Sacramentais" de 1965, que é o postado aí no outro comentário (Obrigado, Tayroni!).

    ResponderExcluir
  4. Interessei-me pela celebração do Batismo...
    Já tem data???
    Por favor, publiquem avisando!

    ResponderExcluir
  5. Olá eu sou Fabiano Ferreira,moro na cidade de Flores no sertão de Pernambuco.Tenho um exemplar desses de 1958.Está comigo,em uma feira de ciência da escola fui chamado para expor algumas coisas de nossa região que retratavam o passado histórico de nossa cidade,cuja freguesia é a mais velha do vale do Pajeú,esse é o nome do rio que corta a região com o mesmo nome.Outra vez na cidade de Serra Talhada levei-o para expor junto com outros materiais,e a turma que esteve presente,tanto na feira de ciência em uma escola de referência aqui do município de Flores,a Escola Aires Gama,quanto na (FAFOPST)Que é uma Faculdade de Formação de Professores de Serra Talhada-PE,todos tiveram curiosidade de ver o livro,uns queriam que eu desse,outros queriam comprar mais até agora não passei para ninguém,e dependendo do preço se alguém,ou colecionador se interessar a gente conversa.Meu facebook é: fabianoferreira@hotmail.com g-mail é: FerreiraMontCarmelo@gmail.com e número para contato é: (087)9973-8425 é da TIM.

    ResponderExcluir
  6. Caríssimo, um facsímile fotocopiado você o encontrará disponível no Scrib, veja o link a seguir:
    https://www.scribd.com/doc/76592261/Pequeno-Ritual-Romano-1958-Latino-Portugues

    ResponderExcluir
  7. No seguinte link você poderá encontrar o mesmo facsímile fotocopiado em PDF e para download grátis:

    http://www.obrascatolicas.com/livros/Liturgia/Pequeno%20Ritual%20Romano%20Latino%20Portugues.pdf

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Olá.
Os comentários sempre passam por moderação.
Portanto, seja honesto, sincero e educado. Discordar e debater é algo sadio e normal quando a caridade guia a busca pela verdade.
Sejam todos bem-vindos!

Mais acessadas no último mês

Rosário em Latim

Como deve ser o toque da sineta/carrilhão na Consagração?

Preces a São José para antes e depois da Santa Missa (para sacerdotes)

Batina - algumas perguntas e respostas

Instrumentos musicais - Quaresma - Tríduo Pascal